Site do Café
Site do Café
Site do Café
JS Rural
Atrativos TurísticosNotícias

A melhor cachaça envelhecida de Minas, conheça e compre

Se você é um verdadeiro amante das boas bebidas, merece conhecer o processo de envelhecimento de cachaças, pois é através dele que será possível avaliar qual opção escolher e como harmonizar melhor com outras comidas.

CLIQUE AQUI , CONHEÇA E COMPRE A VERDADEIRA CACHAÇA ENVELHECIDA DE MINAS GERAIS

Ele consiste em armazená-las em barris, sendo que ela é a única bebida destilada que pode ser guardada em tonéis de diferentes madeiras além do carvalho.

Fato é que é impossível não relacionar a história de Minas Gerais com a produção da cachaça. Portanto, aqui produzimos para todos os gostos e com diversos tipos de madeira, onde cada uma delas exige um tempo diferente de armazenamento e produz reações químicas diversas, que garantem características únicas na cachaça em questão de sabor, aroma e coloração, como veremos a seguir.

CLIQUE AQUI , CONHEÇA E COMPRE A VERDADEIRA CACHAÇA ENVELHECIDA DE MINAS GERAIS

Barril de Carvalho
É a madeira mais comum para envelhecimento de cachaças, podendo ser usada também em outras bebidas, como em vinhos e whisky.

Nessa madeira, as cachaças, geralmente, permanecem por dois anos e ela é a responsável pela coloração amarela da bebida.

As cachaças provenientes desses barris são comumente conhecidas como “cachaça amarela” ou “cachaça ouro”.

Barril de Umburana
Também conhecida como Cerejeira, Cumaré, Imburana ou Amburana, envelhece cachaças vistas como bebidas de entrada nesse universo, pois para quem gostaria de experimentar, essa é a mais indicada.

CLIQUE AQUI , CONHEÇA E COMPRE A VERDADEIRA CACHAÇA ENVELHECIDA DE MINAS GERAIS

Sabe quando você escuta que “a cachaça não queima”? Pois é, é isso que o Barril de Umburana faz, produzindo bebidas de baixa acidez.

Entre outras características sensoriais está a coloração amarelada e o aroma e sabor levemente adocicado, que pode lembrar baunilha, mel, algumas frutas cítricas e, até mesmo, doce de leite.

Barril de Bálsamo
As cachaças envelhecidas em Bálsamo possuem aromas herbáceos, coloração amarela e um sabor levemente amargo e adstringente, que é aquele que causa a contração das mucosas da boca.

Barril de Jequitibá Rosa
O envelhecimento de cachaças em barris de Jequitibá rosa, bem como suas características sensoriais, é considerado muito nobre.

Essa madeira produz cachaças muito leves e com baixa acidez, eliminando o gosto de bagaço da cana.

Geralmente, é a madeira que exige mais tempo de envelhecimento, sem contar o Carvalho. Ele demora cerca de 60 dias.

O sabor e o aroma, que são muito agradáveis, possuem um buquê comparável ao do Carvalho americano.

Barril de Castanheira
Essa madeira tipicamente brasileira tem propriedades muito parecidas com o Carvalho.

CLIQUE AQUI , CONHEÇA E COMPRE A VERDADEIRA CACHAÇA ENVELHECIDA DE MINAS GERAIS

As cachaças que dela se derivam possuem um sabor mais suave e adocicado e a coloração amarelada. Quanto ao aroma, lembra Castanha do Pará.

Por deixar a cachaça docinha, é a mais indicada para preparar drinks e caipirinha.

Barril de Amendoim
A madeira de amendoim é muito rara e seriamente ameaçada de extinção, tendo a sua extração rigorosamente controlada por Lei.

O resultado do seu envelhecimento é uma cachaça estabilizada e de altíssima qualidade, que preserva os aromas da cana e da cachaça branca tradicional.

Quanto ao sabor, ele é levemente adstringente.

Dicas sobre o envelhecimento de cachaças
Em primeiro lugar, você precisa saber que todas as cachaças devem passar por uma etapa de envelhecimento em barris de madeira e que, após essa etapa, elas ficam descansando em tonéis de aço inox, que podem ser de quaisquer tamanhos.

Outro aspecto importante é que a umidade do barril afeta não só na cor, aroma e sabor da cachaça, como já explicamos anteriormente, mas também no teor alcoólico da aguardente.

CLIQUE AQUI , CONHEÇA E COMPRE A VERDADEIRA CACHAÇA ENVELHECIDA DE MINAS GERAIS

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar