Site do Café
Site do Café
Site do Café
JS Rural
Atrativos TurísticosNotíciasPraias

Guarapari: praias, cachoeiras, história

Com certeza um dos destinos mais procurados no Espírito Santo, Guarapari possui em torno de 50 praias, a maioria com águas calmas e clarinhas, e oferece atrações históricas e culturais.

Guarapari é um município brasileiro no litoral do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se na Região Metropolitana de Vitória e sua população em 2018 era de 122 982 habitantes. A sua distância até Vitória é de 51 quilômetros; e até Brasília, 1 264 km.

O que significa o nome Guarapari?
O topônimo “Guarapari” é de origem indígena onde “Guara” se refere à ave de pelagem vermelha Guará, e “parim” se refere à arma utilizada pelos povos indígenas locais para a caça do animal, que era muito comum na região.

Qual é o aeroporto mais próximo de Guarapari?
Os voos para Guarapari vão para o aeroporto de Vitória – Goiabeiras (VIX) que fica a 64 quilômetros dali. Este aeroporto fez parte do acordo do Brasil com os Estados Unidos, no qual o Brasil permitia que suas pistas fossem usadas pelas Forças Armadas Americanas na II Guerra Mundial.

Porque Guarapari é chamada de cidade saúde?
1) Guarapari é conhecida como a Cidade Saúde. Isso porque suas areias monazíticas, ou seja, areias com alta concentração de minerais pesados, possuem propriedades curativas. Uma das praias da cidade, a Praia da Areia Preta, é uma das mais famosas por causa disso.

O que fazer em Guarapari

Praias de Guarapari

Neste artigo falo de algumas praias de Guarapari mais “urbanas” próximas ao centro e que são de cores bem azuis. Também dou sugestão de praias tranquilas e menos movimentadas, porém mais afastadas.

Praia das Castanheiras
Possui águas claras e calmas que formam piscinas naturais protegidas por recifes. á muitos bichinhos nas pocinhas e as crianças adoram oberservá-los. É um dos lugares mais disputados durante o verão já que as árvores oferecem muita sombra! Programe-se para chegar cedo e garantir seu lugar na sombra.

Praia dos Namorados
Esta praia fica no finalzinho da Praia das Castanheiras com uma pequena faixa de areia, recifes e pedras. Foi ali que achei um lugarzinho perfeito para voar o drone antes de começar a chover.

Praia da Areia Preta
Praia com pequena faixa de areia e muitos jovens praticando esportes, a Praia da Areia Preta ganhou este nome devido a sua formação com areias monazíticas. Essa areia possui uma cor mais escura e é indicada para tratamento artrite e reumatismo.
Na frente da praia há alguns quisques e o totem Guarapari.

Praia das Virtudes
Essa é um pouquinho mais afastada do centrinho e possui uma piscininha natural com águas bem claras. As pedras formam uma proteção e é posível fazer stand up paddle e deixar as crianças bem à vontade.

Mais ao sul há diversas praias com uma faixa comprida de areia, pouca estrutura e que recomendam visitar durante o verão quando há mais movimento como a praia do Riacho e Enseada Azul. Um dos destaques é a Praia dos Padres com águas bem calmas, várias palmeiras, o que parece um paraíso escondido em Guarapari. A praia do Riacho é perfeita para surf e muita gente adora corre e andar no calçadão pertinho da areia.

Bacutia é outra praia muito procurada e com muita natureza. É o point da galera durante o verão e de mergulho.

Praias mais afastadas, tranquilas e que valem o bate e volta: Praia dos Adventistas, do Morcego, do Ermitão e da Pescaria.

Para fugir das praias
Explore o lado histórico de Guarapari
Igreja Antiga Matriz foi fundada em 1585 pelo padre Anchieta e faz parte da rota “passos do Anchieta” que via de Vitória a Anchieta. Descobri esse caminho quando visitei o Santuário Nacional José de Anchieta em Anchieta. A igreja é muito bonitinha por fora, possui potas e janelas azuis e é decorada com conchinhas!

As Ruínas Nossa Senhora da Conceição estão um pouco mais a frente. Um incêndio impediu a conclusão da obra lá no século 17 e desde então continua assim.

Radium Hotel
O primeiro Hotel a ser fundado em Guarapari funcionou como hotel e cassino por muitos anos e hoje funciona como centro cultural. Fica na frente da praia da Areia Preta e no finais de semana há uma feirinha com artesanato e lembranças.

Parque Estadual Paulo César Vinha
Esta reserva ambiental está situada ao norte de Guarapari, possui mais de 1500 hectares e abriga várias espécies de plantas, insetos, aves e répteis como lagartos, cobras e até jacarés. Um dos destaques é a Lagoa dos Caraís, conhecida como Lagoa da Coca Cola por suas águas escuras. Para chegar na Lagoa é necessário fazer uma trilha fácil de 1500m até Praia dos Caraís e mais 1km até a lagoa.

Na trilha da Capivara oferecem passeio de caiaque. Aproveite para conhecer o Mirante do Sambaqui.

Cachoeiras em Guarapari
Exitem algumas cachoeiras próximas a Guarapari para quem quer fugir da areia e da água salgada. Uma delas é a Cachoeira do Turco, também conhecida como Buenos Aires a 9km do trevo de Guarapari na 101. O nome Buenos Aires foi dada devido ao distrito que está localizada. Para chegar nela é necessário fazer uma trilha curta de 1500m dentro do Sítio Nasser.

A cachoeira Bravin ou Cabeça Quebrada é outra opção, porém fica mais distante, 35 km do trevo de Guarapari na comunidade São Felix. Possui área para camping, banheiro e serviço de bar. A entrada custa R$2 e é vetada a entrada com bebidas. O trajeto até lá possui um trecho de estrada de chão.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar