Site do Café
Site do Café
Site do Café
JS Rural
Notícias

Conheça…Praia da areia preta, Praia das Castanheiras , Praia dos Namorados , Praia das Virtudes

1- Praia da Areia Preta

A Praia da Areia Preta é maravilhosa e  com certeza, uma das mais procuradas  do Espírito Santo.  Com ondas fracas e faixas douradas e escuras, é a principal praia de areia monazítica de Guarapari. Além dos idosos, que se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais, muitos jovens frequentam o local para se divertir e refrescar.  

Depois de quase 10 anos de estudos, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), descobriram que as praias da Areia Preta e Meaípe, em Guarapari, têm o poder de reduzir casos de câncer de mama. A atmosfera dessas duas regiões é rica em íons negativos e radiação, o que contribui para que o número de casos da doença no município seja bem menor que de outras cidades do Estado.

O professor explicou que o efeito benéfico da areia monazítica não está em passá-la pelo corpo, como muitos acreditam, mas no ar, onde estão os íons e a radiação. Segundo Marcos, a radiação emitida pelas Praias de Meaípe e Areia Preta funciona como uma espécie de vacina, que cria proteção. Em muita quantidade, a radiação causa danos à saúde, porém, em doses pequenas, como as de Guarapari, o corpo cria resistência, como para o câncer de mama, por exemplo.

Que se precaver contra o câncer naturalmente? Venha conhecer a Praia da Areia Preta em Guarapari. Caminhando na areia da praia ainda poderá subir pela trilha sobre as pedras, no lado direito, seguindo até a  prainha das Pelotas. É uma praia belíssima que tive a oportunidade de ver lotada de banhistas aproveitando o melhor que ela poderia oferecer! Veja a localização aérea da praia abaixo e das demais que mencionarei a seguir:


2- Praia das Castanheiras

A Praia das Castanheiras é considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, pois tem águas claras e muito calmas, formando piscinas naturais protegidas por recifes, ideal para se mergulhar e apreciar a beleza do fundo do mar.  O local é  apropriado para a descontração da família, que pode liberar os pequeninos para brincar na água ou fazer os castelos de areia,  que é o sonho de toda criança. Uma praia tranquila, sem ondas e muito bonita, sem dúvida nenhuma.

Destaque para o grande sombreiro natural formado por várias castanheiras que servem de proteção para os banhistas tanto na praia quanto no calçadão, que tem boa estrutura bares e iluminação que atraem também aqueles que querem apenas curtir a paisagem. Uma delícia passear no calçadão da Praia das Castanheiras, observando o mar com seus  barquinhos, cercada de arte, novidade e beleza azul por todos os lados!


3- Praia dos Namorados

A praia dos Namorados faz divisão com praia das Castanheiras através de pedras enormes, intercaladas por recifes, formando, durante a maré baixa, piscinas naturais repletas de peixinhos, o que as torna muito atraentes para as crianças. É uma maravilha da natureza que tive a oportunidade de registrar e me encantar.

Lindeza Capixaba

Do alto do mirante existente na Praia dos namorados é possível avistar os rochedos que fazem a divisa das praias, sendo um espetáculo de beleza , som e cor para todos apreciarem!

Praia das Virtudes

Uma pequena praia de águas límpidas e transparentes… Azul esverdeado como as águas do Caribe e que fazem uma piscina natural encravada entre dois rochedos. É uma praia urbana e faz parte das praias que englobam o circuito histórico cultural da cidade. Pequena enseada, com areias grossas e douradas de mar azul e águas limpas. Reza a lenda que a Praia das Virtudes já foi local de banho de freiras, que por ser mais escondido poderia dar uma maior privacidade a elas.

Lindeza Capixaba

Subindo as pedras na praia é possível avistar as salinas, e um pouco antes delas quando a maré está baixa forma-se uma pequena prainha sem ondas, ótima para crianças.

Como chegar nas praias de Guarapari:

Ao chegar na cidade de Guarapari, siga para o sul e após passar a ponte do centro de Guarapari, vá pela Av Dr Roberto Calmon até o semáforo. Neste semáforo, vire à direita na Rua Pedro Caetano; Após, siga até à Rua Simplício Rodrigues, vire à esquerda e siga até a Rua D.  Silva Melo, que dá na rua da praia. Chegando lá, vire à esquerda e siga na Av. Des Lourival de Almeida, que é a avenida da Praia das Castanheiras.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar