Site do Café
Site do Café
Site do Café
JS Rural
Praias de Vila VelhaPraias próximas a Guarapari

O que fazer em Vila Velha

Vila Velha é um município brasileiro localizado no litoral do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Vitória e ocupa uma área de 209,965 km², sendo que 54,57 km² estão em perímetro urbano, e a população em 2018 foi estimada pelo IBGE em 486 208 habitantes, o que faz do município o segundo mais populoso do Espírito Santo, atrás apenas da Serra.

A sede tem uma temperatura média anual de 24,7 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica, tendo atualmente alguns trechos de restinga. Com 99,5% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 163 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,8, considerando-se assim como muito elevado em relação à média brasileira, sendo o segundo maior de todo o estado.

O município foi fundado em 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede desta até 1549, quando a capital foi transferida para Vitória. Figura-se então como a cidade mais antiga do estado, possuindo várias construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, sendo este último um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, construído entre os séculos XVI e XVII e tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943.

Atualmente, tem um grande porte industrial, e é o segundo maior centro comercial do estado, depois da capital, Vitória. Possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica. Anualmente, também realizam-se diversos eventos que fortalecem ainda mais a presença de turistas, como a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil; o Festival do Chocolate, em que a Chocolates Garoto, uma das maiores e mais antigas indústrias de Vila Velha, expõe seus trabalhos

Confira algumas atrações turísticas de Vila Velha

Sítio Histórico
O Sítio Histórico possui várias construções antigas, na Prainha, como a Casa da Memória, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Museu Homero Massena, Gruta Frei Pedro Palácios e o Convento Nossa Senhora da Penha. Os cinco monumentos históricos estabelece um roteiro cultural, histórico e turístico.

Farol Santa Luzia
O Farol foi construído na Escócia. O equipamento foi inaugurado por Dom Pedro II no ano de 1871. De sua localização privilegiada é possível avistar partes dos municípios de Vila Velha, Vitória e Serra.
Telefone: (27) 3349-3898.
Horário de funcionamento: das 9 às 16h30. Segunda-feira não abre.

Convento da Penha
O Convento, cuja construção teve início no século XVI, é o mais antigo convento mariano do Brasil. Anualmente, mais de 3 milhões de pessoas visitam este monumento por ano.
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 5h15 às 16h45; domingo das 4h15 às 16h45.
Telefone: (27) 3329-0420
Missas: sexta às 8h e 15h; sábado às 19h, domingo às 5h, 7h, 9h e 11h.

Igreja do Rosário
A Igreja, cuja construção teve início em 1535, é a mais antiga em funcionamento no Brasil. Recentemente, o monumento foi completamente restaurado.
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 5h15 às 16h45; domingo das 4h15 às 16h45.
Telefone: (27) 3239-3113
Missas: sexta às 8h e 15h; sábado às 19h; domingo às 5h, 7h, 9h e 11h.

Gastronomia
Vila Velha também é conhecida como um bom destino para quem gosta de comer bem. A culinária local vai do cardápio árabe ao africano, passando pela comida japonesa e mexicana. Os restaurantes ficam localizados na Praia da Costa, Itapuã, Itaparica e também Barra do Jucu.

Museus
Há diversos museus pela cidade. Locais onde o visitante pode conhecer mais um pouco da história de Vila Velha, de seu povo e dos povos que para cá vieram e ajudaram a construir nossa cultura e nossa cidade. Destacamos alguns deles.

Museu da Vale – Conta com um restaurante que funciona dentro de um vagão e tem como destaques também, a maior maquete ferroviária do Brasil e uma réplica da Maria Fumaça. Informações: (27) 3333-2484.

Museu da Garoto – Reúne vários itens que contam boa parte da história da empresa que ainda figura entre as dez maiores fabricantes de chocolates do mundo. Informações por e-mail: programa.visitas@garoto.com.br. A Chocolates Garoto está entre as dez maiores fábricas de chocolates do mundo. A empresa possui uma loja onde o cliente pode adquirir todos os produtos fabricados por ela.

Museu Forte de Piratininga – O Forte São Francisco Xavier da Barra (ou simplesmente Forte de Piratininga) foi construído por Vasco Fernandes Coutinho em 1535 e, em 1862, foi cedido à Marinha do Brasil. Está localizado no 38º Batalhão de Infantaria e possui um museu sobre a história do Espírito Santo e de Vila Velha. Informações: (27) 3061-7381

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar