Site do Café
Site do Café
Site do Café
JS Rural
Praias de PiúmaPraias próximas a Guarapari

PONTOS TURÍSTICOS DE PIÚMA

Ilha dos Cabritos 

O acesso à Ilha dos Cabritos é feito através de embarcações, porém as bananas boats também chegam próximo e algumas até dão a volta pela ilha. O passeio de barco ou escuna é o mais procurado para se chegar lá. Coberta por mata nativa, possui uma pequena praia com águas cristalinas e nas proximidades há uma criação de ostras e sururu. Várias trilhas possibilitam explorar e conhecer a mata. ​

Ilha do Meio

Localizada entre as Ilhas do Gambá e dos Cabritos, possui uma vegetação rica em bromélias, orquídeas e árvores nativas. O acesso é feito por barco ou escuna a partir do ancoradouro da Ilha do Gambá ou Corujão, mas, durante o período de maré baixa, é possível chegar andando até lá. Para quem gosta de pesca de arremesso, esse é o lugar indicado.

Ilha do Gambá

A Ilha do Gambá é  ideal para caminhadas e a prática de mountain bike, pesca e mergulho. Dona de uma beleza natural, oferece o privilégio de uma boa caminhada pela trilha, que proporciona uma visão de toda a orla de Piúma, incluindo a Ilha do Meio e a Ilha dos Cabritos, com o Monte Aghá bem ao fundo.  Uma boa sugestão, é curtir o pôr-do-sol lá de cima. Lindo de se ver! 

Sítio Arqueológico Vale do Orobó

Localizado ao lado do Monte Aghá, a 8 km da Sede do Município, o sítio arqueológico Vale do Orobó está em uma área de preservação, às margens do Rio Piúma.
Nessa localidade existiu um antigo aldeamento indígena, onde foram encontradas várias peças de grande valor histórico que atualmente estão em exposição no espaço cultural de Piúma.
Essa planície cercada pelos rios de Piúma e Iconha é propícia a cavalgadas ecológicas e turismo rural.

Praça das Garças
Fica em frente ao manguezal do rio Piúma, servindo de repousa  e reprodução das garças campineiras, que chegam em revoada em todo fim de tarde, proporcionando um espetáculo para moradores e turistas.

HISTÓRIA DE PIÚMA

O Município de Piúma localizado no litoral Sul do Espírito Santo é o menor município do estado com 73,5km².

Seu balneário possui 8 km de praias, que atraem milhares de turistas de diferentes lugares do Brasil na alta temporada. Com o clima tropical, amenizado pelos ventos marítimos, Piúma é cercada por quatro pequenas ilhas: do Gambá, do Meio, dos Cabritos e dos Franceses, formando belíssimas paisagens naturais.

O município é considerado o maior produtor de conchas do país, devido ao encontro de correntes marítimas quentes e frias na região favorecendo a reprodução dessa espécie. O artesanato de conchas de Piúma, inclusive, é famoso internacionalmente, movimentando a economia local.

O pescado também tem uma participação econômica importante, colocando Piúma em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de peixes do Espírito Santo. Além da pesca, a orla local é utilizada para a prática de mergulho, um esporte que permite a contemplação da biodiversidade marinhada região.

De origem tupi-guarani e com influência francesa, o nome Piúma tem dois significados. Uns acreditam na denominação “águas escuras”, que foi dada pela maior concentração do Estado de areias monazíticas nas praias do município. Outros dizem que Piúma é o nome de uma espécie de mosquito dos manguezais da região. Para atender a demanda turística o Município dispõe de estrutura para hospedagem, alimentação, entretenimento e lazer.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar