Site do Café
Site do Café
Site do Café
JS Rural
Areia Monazítica - Guarapari

As areias medicinais de Guarapari

As areias de Guarapari e a cura do câncer

As areias pretas das praias capixabas são o tema de muito questionamento acerca de suas propriedades medicinais. Há dúvidas sobre seus possíveis benefícios e malefícios à saúde e ainda há muito o que se descobrir.

A composição das areias e a radiação

Essas areias são conhecidas nacionalmente pelo seu alto teor de radiação. Isto se deve ao mineral presente nelas, aMonazita, um fosfato de terras raras – elementos químicos radioativos da tabela periódica, tais como Cério, Lantânio, Neodímio, Thório. Esse mineral também confere a coloração escura característica das praias.

Areias prestas de uma praia de Guarapari, no ES

A influência da radiação na população

A radiação das areias é comumente associada ao câncer. Alguns médicos afirmam que elas são benéficas, por possibilitarem ao organismo humano um contato maior, mas não tão significante, com a radiação. Isto o tornaria mais resistente a agentes mutagênicos que levariam ao câncer.

No entanto, outros consideram a radiação prejudicial. Isto porque as areias concentram um teor de radiação que não é comumente encontrado na natureza. Mas a verdade é que seus efeitos ainda são uma incógnita.
Muitas pessoas procuram as praias por acreditarem em suas propriedades positivas ao organismo.

Entretanto, em 2017, foi publicada no Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) uma pesquisa que aponta resultados positivos sobre o assunto. Segundo o trabalho, a população feminina da cidade de Guarapari apresenta a menor ocorrência de câncer de mama do estado.

Se nos basearmos em pesquisas e indícios, a probabilidade de as areias serem benéficas ao corpo humano de alguma forma são maiores que de serem prejudiciais à saúde.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar