Site do Café
Site do Café
Site do Café
JS Rural
HistóriaNotíciasPraias

As melhores Praias do Brasil, seja bem vindo(a) a Guarapari

As melhores Praias do Brasil, seja bem vindo(a) a Guarapari

Sem dúvida, é o lugar perfeito para quem adora sol e mar, a rede hoteleira na cidade é muito grande e atende a todos e a todos os bolsos.

Viagem a família, mochileiros, casais e aventureiros, vocês terão muita coisa para ver e fazer nessa cidade.

Turistas do mundo todo são atraídos devido as areias radioativas chamadas de monazíticas que possuem poder terapêutico.

Possui aproximadamente 105 mil habitantes e se localiza a mais de 60 km de distância da capital Vitória. O clima na cidade é normal, no verão venta muito e em alguns picos altos da cidade podem chegar até mil metros.

Vamos conhecer um pouco desse paraíso praiano e incrível.

Guarapari: História, Hospedagem e Dicas de Lazer

História de Guarapari

Tradição e Cultura formam a História dessa cidade, o famoso Padre José de Anchieta foi o desbravador dessa terra.

Na época veio formar uma aldeia de índios para a catequização, o nome Guarapari é de origem indígena Guara– significa ave de pelagem vermelha, o guará, e Parim- armas que os índios usavam para caçar este animal.

Teve os nomes de Aldeia do Rio Verde, e Vila de Guaraparim quando foi vila e aldeia.O aniversário da cidade é comemorado no dia 19 de setembro.

Quando ir e como se locomover pela cidade

Você precisará no mínimo de 5 a 6 dias para conhecer a cidade e suas maravilhas, pois há muita coisa para ver e se fazer.

Os pontos turísticos históricos e culturais da cidade são próximos e você poderá fazer um tour pelo centro, no restante de dias divirta-se nas praias praticando atividades aquáticas e de ecoturismo.

Com clima quente e úmido, a cidade poderá ser visitada em qualquer época do ano, prática de mergulhos no litoral capixaba e exploração de naufrágios na região são imperdíveis.

A alta temporada na região começa entre dezembro e março, quando a cidade recebe milhares de turistas, se você quer praticar mergulho, dezembro e maio são os melhores meses porque as águas estão bem claras e você poderá ter mais visibilidade para enxergar a vida marinha.

Se for praticar surfe, qualquer época do ano é possível.

Como chegar em Guarapari

Se você estiver indo de avião, a sua opção é o Aeroporto de Vitória Eurico de Aguiar Salles, que fica a 64 km de distância, totalizando 1 hora e 20 minutos de viagem de carro.

Se você preferir poderá sair do Aeroporto de ônibus direto para a cidade, empresas do ramo de turismo fazem esse percurso.

O que fazer em Guarapari

A seguir os principais pontos turísticos da cidade: as praias, monumentos históricos e manifestações culturais.

Pontos Turísticos de Guarapari

Praia de Meaípe

o_que_fazer_em_guarapari_praia_de_meaipe

Durante a alta temporada é bem concorrida, no restante do ano é bem calma e tranquila, perfeita para um passeio em família.

Localizada em uma aldeia de pescadores e a 9 km do centro, é considerada umas das mais bonitas da cidade, além de ser cercada de castanheiras proporcionando sombra para os turistas.

Praia do Morro

o_que_fazer_em_guarapari_praia_do_morro

É uma das mais longas praias da cidade, com cerca de 4 km de uma ponta para outra, é bem diversificada, do lado calmo abriga famílias com crianças e em outro lado jovens e surfistas onde as ondas são mais fortes.

Praia Castanheiras

o_que_fazer_em_guarapari_praia_castanheiras

Fica bem no centro de Guarapari, é uma das mais badaladas e procuradas, as águas são bem claras e calmas e atrai todo o tipo de público.

Possui as areias monazíticas, por isso é tão procurada, além de proporcionar mergulhos em suas piscinas naturais e pelos recifes existentes.

Praia de Peracanga

o_que_fazer_em_guarapari_praia_de_peracanga

Fica localizada em um vilarejo, frequentada mais por famílias com crianças, não possui ondas, sendo bem calma, suas areias douradas completam a beleza do local.

Praia Bacutia

o_que_fazer_em_guarapari_praia_bacutia

Se você quer apreciar a vida marinha, é o lugar ideal com águas bastantes azuis. A praia é cercada por costões de pedra, a região é bem estruturada, cercada de bares, restaurantes e hotéis.

Praia de Setiba

o_que_fazer_em_guarapari_praia_de_setiba

De águas calmas e azuis, é perfeita se você quer praticar a pesca na região. Fica a 12 km do centro.

Casa da Cultura

o_que_fazer_em_guarapari_casa_da_cultura

Construída em 1749, já foi a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, foi reconstruída em 1988 e em 1995 foi inaugurada a Casa da Cultura.

No andar superior funciona a Biblioteca Pública Municipal.

Cemitério São João Batista

o_que_fazer_em_guarapari_cemiterio_sao_joao

Localizado no centro, foi o primeiro cemitério da cidade.

Poço dos Jesuítas

o_que_fazer_em_guarapari_poco_dos_jesuitas

Bem próximo ao Cemitério São Joao Batista.

Foi construído por Jesuítas no século XVI tem formato de uma cúpula e foi construído com uma mistura de pedras, conchas trituradas e óleo de baleia, é um dos únicos que resta e fica localizado no Morro do Atalaia, nas pedras a beira-mar.

Mirante e Montanha

o_que_fazer_em_guarapari_mirante_e_montanha

Localizado a 15 km do centro, possui quedas d’aguas e piscinas naturais, além de te proporcionar uma vista panorâmica do Mirante da Pedra do Elefante, você terá uma vista da cidade inesquecível.

Casarios

o_que_fazer_em_guarapari_casarios

Com belezas naturais no interior, é possível ver e admirar os casarios que datam do século passado e recontam a história dos vilarejos que existiam na região.

Cachoeiras

o_que_fazer_em_guarapari_praia_cachoeiras

Entre as montanhas da região, as cachoeiras convidam os turistas a mergulhos em águas limpas e rasas, sendo possível visualizar os peixes no fundo, tornando-se um passeio bem refrescante e permitindo o contato com a natureza.

Igrejas

o_que_fazer_em_guarapari_igrejas

Na área rural da cidade, você verá igrejas centenárias com belíssimas construções cheias de história e fé.

Manguezal

o_que_fazer_em_guarapari_manguezal

Região bela e com muitas espécies de peixes e aves, sendo muito interessante e bem conservado. Vale a pena ser visitado.

Planet Sub Aquário Marinho

o_que_fazer_em_guarapari_planet_sub_aquario

Este aquário gigante, é perfeito se você quer treinar mergulhos antes de ir para o mar ou levar a garotada para se divertir, com até 1.700 m de profundidade e mais de 40 espécies de peixes, o turista tem até 30 min para mergulhar e observar peixes como paru, pampo, tainha e até pinguins Magalhães.

Victory 8B

o_que_fazer_em_guarapari_victory_8b

É o maior Recife Artificial da América Latina, fica entre 15 e 35 metros de profundidade, um passeio perfeito para observar a vida marinha e outros navios afundados do século XVIII e XIX.

O Victory 8B é um navio afundado que foi apreendido em 1992 na Grécia.

Escuna Monte Santo

o_que_fazer_em_guarapari_escuna_monte_santo

Escuna é um tipo de veleiro que usa dois mastros, perfeito para você desfrutar um passeio pelas águas da cidade, conhecer as principais praias e santuários ecológicos.

Manifestações Culturais

Congo

o_que_fazer_em_guarapari_congo

Um gênero musical com características afro descentes, utiliza instrumentos como o tambor de congo, cuíca e reco-reco.

Possui várias bandas espalhadas pelo estado.

Tambor de São Benedito

o_que_fazer_em_tambor_de_sao_benedito

Muito parecido com o Tambor de Criola do Maranhão, a banda possui um mestre, tocadores, dançadores e dançadoras.

Com versos espontâneos cantados na hora, não se sabe ao certo a sua origem, mais juntamente com o Congo possui em comum a devoção ao São Benedito.

Onde comer em Guarapari

Sem dúvidas, a cidade é cheia de iguarias incríveis, você irá se deliciar com as comidas típicas da região como a famosa moqueca capixaba, muma de siri, picolé de abóbora com coco, doce de jaca e muitos outros.

Roteio Completo de 5 dias em Guarapari

Quer aproveitar ao máximo as suas férias na cidade? Temos um roteiro exclusivo para você.

Vamos dividir seu Tour em:

  • Praias de Guarapari
  • Passeio Histórico e Cultural
  • Passeio Rural
  • Circuito do Ecoturismo
  • Circuito Náutico

Roteiro Primeiro Dia: Praias de Guarapari

Sugerimos que comece pelas Praias, pois atiçam a curiosidade dos visitantes e fazem parte do principal cartão postal da cidade.

Comece pela Praia que fica perto do Centro da cidade, a Praia das Castanheiras, depois você poderá utilizar um carro para se deslocar entre as praias, em média de 10 a 30 minutos.

Siga para a Praia do Morro, curta surfar ou apenas passear pela imensa praia.

Visite a Praia do Meaípe, veja as castanheiras, relaxe e curta a beleza do local.

Em seguida você poderá ir para a Praia de Peracanga, que fica em um vilarejo, com águas calmas, é um ótimo local para relaxar.

Você poderá ir em seguida para a Praia da Bacutia, umas das mais badaladas, faça um lanche em algum quiosque ou barraquinha, ótimo local para apreciar a vida marinha.

E por fim visite a Praia de Setiba, local perfeito para a pesca.

Lembrando que existe outras inúmeras praias incríveis, como a Praia dos Namorados, dependendo do seu tempo, visite outras praias belíssimas da região.

Roteiro Segundo Dia: Passeio Histórico e Cultural por Guarapari

Sugerimos que fique na cidade e conheça alguns pontos históricos locais, como o Radium Hotel que teve sua construção iniciada em 1947.

Em seguida sugerimos que conheça a antiga Igreja da Matriz construída nos tempos do Padre José de Anchieta, e possui acervos sacros da época.

Conheça o Poço construído pelos Jesuítas no século XVIII, bem próximo fica localizado o primeiro cemitério da cidade, caso tenha interesse em visitar.

Roteiro Terceiro Dia: Passeio Rural em Guarapari

Mais uma vez sugerimos que saia do centro, mas desta vez para o interior da cidade, visite as Montanhas e o Mirante da Pedra do Elefante.

Em seguida conheça os antigos casarios da região, experimente o Palmito Pupunha que é plantado na região.

Se refresque nas cachoeiras e suas piscinas naturais.

Siga a trilha e veja as igrejas centenárias locais, experimente a produção de cachaça artesanal e mel.

Roteiro Quarto Dia: Circuito do Ecoturismo em Guarapari

Conheça o Manguezal, visite o Parque Estadual Paulo Cesar.

Aproveite o restante do dia para descansar e provar as iguarias locais, como o camarão e os doces artesanais, se possível visite o Mercado do Artesanato.

Roteiro Quinto Dia: Circuito Náutico em Guarapari

E no último dia, pratique mergulhos no Planet Sub Aquático Marinho, veja de pertinho várias espécies de peixes e até pinguins.

Explore o Victory 8B, o maior Recife Artificial da América Latina, veja os navios afundados e a vida marinha que ali habita, sem dúvida é surpreendente.

E por fim, encerre sua viagem fazendo um passeio de Escuna, veleiros incríveis que vão lhe proporcionar uma visão de outro ângulo da cidade e das praias, um jeito incrível de terminar essa viagem fantástica.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar